quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PENSAMENTO SOBRE DEUS



Deus! Nome sublime e grande que faz tremer a terra e estremecer os céus, que vê envelhecerem os anos e não envelhece nunca! Santo e eterno mistério, seu berço faz a noite e o véu dos tempos!
Deus! Deus que criou tudo, que se criou a si mesmo, que cria o Universo e lhe dá as suas leis, que faz chegar a todos sua vontade suprema, ao escravo, ao tirano, as servos e seus reis.
Deus! Fantasma assustador que açoita a dúvida, essa pigmeia orgulhosa que mede um gigante quando procura por toda parte e não vê em seu caminho senão a obra do acaso, o trabalho do nada.
Deus! Rei do mundo inteiro, que conduz pelo espaço todos esses globos de fogo, gravitando pelos céus, que lhes traça o círculo e lhes fixa seu lugar onde cada um deve cumprir seu curso misterioso.
Deus! Mestre onipotente que comando o trovão quando ele despeja seus raios no cimo dos montes, que comanda a torrente, quando atira à terra suas vagas negras como negros demônios!
Deus! Grande guerra, invisível gênio, que preside aos combates de um povo guerreiro, protege a águia da bandeira que ele abençoou e dá aos vencedores as palmas dos louros.
Deus! Fonte de bondade! Deus que sempre esquece o orgulho do culpado e seu louco abandono; que não amaldiçoa jamais e responde ai ímpio mostrando-lhe no céu o amor e o perdão!
Cristão, eis aí teu Deus! Sua sabedoria infinita põe no caminho, que conduz a seu porto, três barreiras a franquear: a prova da vida, as tristezas do exílio, as dúvidas da morte.
Casimir Delavigne

Nenhum comentário:

Postar um comentário